domingo, 7 de abril de 2013

The Legend of Zelda Termina e os Estágios da Tristeza





The Legend of Zelda é uma série de jogos para a plataforma Nintendo. O primeiro jogo da série criada por Shigeru Miyamoto teve lançamento em 1986, e o último, até agora, em 2011.

A maioria dos jogos desta série são muito lembrados e famosos. O mais conhecido de todos é The Legend of Zelda: Ocarina of Time, que foi um sucesso estrondoso de crítica e recepção positiva. 
E assim como a série tem jogos memoráveis e com histórias incríveis, os fãs também buscam segredos e teorias neles!

A primeira teoria deste post é uma de muito sucesso. Muitos fãs da série já apontaram este fato. Acredita-se que cada área em Termina, o mundo em que se passa a história de Majora’s Mask, represente um sinal da tristeza, do pesar.

De acordo com o site Zelda Informer, Majora’s Mask já começa com uma situação de perda, pois Link se afasta de Navi, sua amiga em Ocarina of Time e vai procurá-la, levando-o a Termina, nas profundezas da Lost Woods (Kokiri Forest).

Termina é uma terra marcada por tristeza e morte, e isso força Link a enfrentar seus próprios sentimentos também.

Clock Town representa a negação, que também é o primeiro estágio do pesar. Negação é um mecanismo de defesa diante de uma situação que aconteceu ou vai acontecer.



Clock Town está se preparando para o Festival do Tempo e seus moradores vivem suas vidas tranquilamente, tentando ignorar o fato de que a Lua está para cair sobre eles.
Link está em forma de Deku Scrub e, ao que parece, não consegue pegar todas as informações sobre o que está acontecendo até visitar a prefeitura, onde escuta o prefeito dizer:

“Seus covardes! Vocês realmente acham que a lua vai cair? Os moradores confusos simplesmente causaram um pânico por acreditarem nesta teoria ridícula, sem fundamentos. Os soldados não conseguiram impedir o pânico, mas é fora dos muros da cidade que está o perigo! Você quer respostas? A resposta é que o festival não deve ser cancelado!

Se os soldados querem fugir, que fujam, Viscen! Nós do conselho manteremos a tradição. O festival será um sucesso! Nunca ouvi falar de uma unidade de defesa abandonando sua cidade!”

O Comitê do Festival prefere ignorar a situação do que lidar com ela. Eles riem deste fato,  ao mesmo tempo em que é possível ver a lua se aproximando da cidade ao longo dos três dias do jogo e não permitem que isso interfira com o festival. A situação é grave e está bem diante deles, mas o comitê simplesmente prefere não levar à sério. Este é um sinal claro da negação, você simplesmente ignora que está diante de uma situação grave, que provavelmente não tem retorno.

Mas claro que logo todos são forçados a encarar a realidade, quando a lua está tão próxima que é praticamente impossível de ser ignorada. Na noite do terceiro dia, os membros do comitê entram em pânico ao ver que estão todos em perigo.

O próprio Link também sofre uma situação de negação nesta fase. Quando chega o final do terceiro dia, e ele percebe que ainda não tem o que fazer para impedir a destruição iminente de Termina, ele é forçado a tocar a Song of Time e voltar no tempo para tentar impedir que o desastre aconteça.



Woodfall representa a raiva, o segundo estágio do pesar. Quando não é mais possível ficar na negação, este sentimento é substituito por sentimentos de desespero e inveja. Ao chegar no Deku Palace, no centro de Southern Swamp, Link descobre que a princesa da tribo Deku foi sequestrada.
Ele se encontra com o Rei, e este está punindo um macaco, acreditando que este seja o verdadeiro culpado do sequestro:

“Estamos prestes a punir o macaco estúpido que sequestrou a princesa Deku! Ele insultou a Família Real! Vou mostrar a ele o que acontece quando se faz isso! O estúpido macaco está naquela jaula ali. Dê uma boa olhada na cara dele!”

...Awwn, olha essa carinha! Como podem punir essa coisinha? D:


Mas o macaco é inocente. Tão inocente que ele estava ajudando a princesa a descobrir a origem de uma água empesteada que estava invadindo o templo. Ao invés de gastar tempo e energia procurando o 
verdadeiro culpado do sequestro, o Rei preferiu culpar o primeiro que aparecesse, sendo este o macaco. 
Lembrando também que a raiva deixa as pessoas cegas, impedindo-as de pensarem com coerência e enfrentarem um problema corretamente.

Quando Link consegue livrar a tribo da tormenta do pântano amaldiçoado, e salvar a princesa (Sequestrada e presa no templo por um demônio guerreiro, colocado ali por Skull Kid), o Rei volta ao normal e liberta o macaco, indicando a raiva presente na área, afinal, era a verdadeira vilã de tudo, pois Skull Kid não trouxe apenas a água infestada, mas também trouxe a desgraça para os moradores da vila, e a fúria do Rei.



Snowhead representa a barganha, ato de ter falsas esperanças em ordem de reverter sofrimento e perda.

Link chega às montanhas nevadas e encontra uma tribo de Gorons que estão ainda lamentando a morte recente de Darmani, o patriarca. Nosso herói, após algum tempo de investigação, encontra o fantasma de Darmani, que o manda em uma missão de destruir o demônio que está congelando Snowhead e matando os Gorons. 
Darmani então, fala algo que é a exata representação da barganha:

“Sendo o que sou, só posso assistir enquanto Goron Village é lentamente enterrada no gelo... Eu posso ter morrido, mas não posso descansar. Então, você pode usar magia? O ascendente disse que você era capaz de usá-la... Eu lhe imploro! Traga-me de volta à vida com sua mágica!"

Darmani não é capaz de enfrentar seu fracasso em salvar o vilarejo. Pode-se perceber que a barganha é quase como um segundo tipo de negação; você não consegue lidar com algo que já aconteceu e não ter retorno, então tenta se convencer de que existe uma forma de voltar atrás, de recuperar o que se perdeu.

O vilão desta área é Goht, uma espécie de touro mecânico que corre em círculos furiosamente, podendo ser parado apenas por um herói Goron. Alguns acreditam que Goht representa a constante mas fútil insistência de alguém querendo voltar a uma realidade já há muito perdida. Darmani só é realmente capaz de descansar em paz quando Link ajuda a salvar a vila dos Gorons de Goht, que é quando ele percebe que é hora de seguir em frente.



Great Bay representa a depressão, o penúltimo estágio. É o ato de finalmente compreender que não há escapatória do que está por vir, e o surgimento de uma vontade de se desconectar de tudo, de sumir.

Ao chegar em Great Bay, Link encontra Mikau, um Zora guitarrista que está morrendo. Antes de partir, ele conta ao herói que sua namorada, Lulu, perdeu seus ovos e está muito triste com isso. Com a ajuda da máscara de Zora, Link assume a vida de Mikau para ajudar Lulu, e a encontra em um estado de depressão profunda, isolada de tudo e de todos, passando todos os dias observando o Great Bay Temple de dentro de Zora Hall. Lulu é a representação exata do estágio de depressão.

Como Lulu não sabe da morte de Mikau ainda, sua depressão está claramente relacionada ao desaparecimento de seus ovos. Aqui seu estágio pode se dividir em duas situações; ela está triste em tê-los perdido, por causa de seu laço maternal com eles, e ela está sofrendo de depressão pós-parto, pois acabou de tê-los e isso talvez esteja apenas piorando mais ainda sua situação. Alguns teóricos acreditam que é possível ver Great Bay como uma espécie de coleção das lágrimas de Lulu, como que para indicar sua grande tristeza.

Lulu só consegue se recuperar quando ela volta a cantar a música de sua cria, reestabelecendo uma conexão já então quase perdida. Acredita-se que neste ponto, é possível fazer uma comparação com o ato de mães que sofreram abortos nomearem os filhos perdidos, como uma forma de  ainda sentirem-se próximos deles. No caso de Lulu, cada nota cantada representa um ovo. 

(N/A: Não lembra um pouco o post de Earthbound? Sobre Ninten cantando a música que Maria cantava para Giygas para ela poder recuperar as memórias?)



Finalmente, temos Ikana Valley, que representa o último estágio do pesar: A aceitação. O ato de finalmente refletir por si mesmo e encarar o que está por vir.

Ikana Valley é a terra dos mortos. Todos lá estão mortos já, com exceção de uma garota e de seu pai mumificado. Enquanto em todas as outras regiões, Link encontrou personagens que precisavam lidar com uma perda, aqui ele precisa lidar com a própria tristeza. Não há máscaras para encontrar e se transformar como nas outras áreas, aqui ele é apenas ele mesmo, e precisa aceitar o fato de que Navi, sua amiga em Ocarina of Time, não vai mais voltar.

Para finalmente alcançar a aceitação, Link precisa passar pelos estágios da tristeza ele mesmo. Por isso, enquanto ele escala a Stone Tower, em direção aos céus, imagens dele mesmo vão surgindo, cada uma representando as formas que ele assumiu nas regiões anteriores e, logo, representando sua passagem pelos estágios. 

Chegando no Stone Tower Temple, Link finalmente enfrenta os Garo Masters, criaturas descritas como sendo frias, vazias e cheias de escuridão. Aqui vemos uma situação em há uma luta entre a luz e a escuridão, Link enfrentando o vazio que vinha com sua tristeza, mostrando que ele finalmente foi capaz de superar sua perda e que finalmente encontrara a si mesmo.

--------------------------------

Como sempre, me desculpem se falei algo errado e se esqueci alguma coisa importante mencionar sobre a teoria. Eu...Adoro Zelda mas nunca joguei Majora's Mask inteiro porque eu odeeio coisa com contagem regressiva, me deixa muito desesperada! 
Eu deixei a parte do Skull Kid de fora propositalmente pois apesar de mostrar que Skull Kid também passou pelos estágios da tristeza ao perder os amigos gigantes E refletí-las (??) em Termina, achei que não teria fundamento com o post todo, e nem muito o que explicar. SE vocês acharem que sim, é pra por e panz, só falar, próximo post eu falo sobre ^^!

Bom, antes de finalizar o post, gostaria de dizer mais uma coisa: Euzinha aqui, a Hika, sou responsável pelos posts do MEDO Oculto, Criptozoologia e Creepypasta (Pelo menos a tradução de algumas eu que fiz). Também fiz a série de jogos e anime mas não sei se vou mais adiante por ter o MEDO Oculto agora.
Enfim, se você tiver alguma sugestão pra qualquer um destes posts, ou até mesmo tem a sua própria teoria sobre algum jogo/filme/série/livro/whatever que vale a pena ser mencionado, mande-me um email para hikacheshire@gmail.com que eu vou ver se sua sugestão vale um post o/!
Além disso, fãs de Zelda: Sabem de algo que vale aparecer nos próximos posts sobre o jogo? Mandem um email também!

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário